Categories
Nossas reportagens

Projeto Território do Brincar participa de encontro sobre jogos tradicionais de diferentes povos das Américas.

Entre os dias 23 e 25 de outubro a cidade de Palmas, no Tocantins, sediou o III Encontro Pan-Americano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais, um espaço que busca fomentar o diálogo em tornos dos jogos tradicionais, reconhecendo-os como importante manifestação lúdica da humanidade.

Sediado pela primeira vez no Brasil, o encontro recebeu representantes de dez países: Argentina, Chile, Colômbia, Guadalupe, Haiti, Honduras, México, Panamá e Peru – e ainda 21 estados brasileiros.

IMG_0075Vindos de diferentes realidades, museólogos, pesquisadores, representantes governamentais e entidades da sociedade civil se reuniram ao longo de 3 dias para trocar informações e planejar ações coletivas em torno dos jogos tradicionais de povos das Américas.

Renata Meirelles, coordenadora do Projeto Território do Brincar, esteve presente no encontro. A educadora participou da cerimônia de abertura, apresentando as pesquisas que realiza desde 2001 (Projetos BIRA e Território do Brincar) e foi homenageada pelo trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Além dos grupos de trabalho e apresentações de pesquisas, o encontro contou com um clima amistoso, coroado por jogos, brincadeiras e danças. Que venha o próximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *